Uma nova forma de se pedalar


Um dia desses estava fazendo algumas pesquisas para a matéria de desenvolvimento de coleção,pesquisando sobre o meu público alvo, do que ele gostava, percebi o quando ele preza a natureza ,ficar ao ar livre e dar algumas voltas  de bicicleta rsrs. 
Desse modo ,minha professora acabou me dando uma dica,então resolvi procurar e entender mais sobre o movimento Cycle Chic.
É bem provável que se alguém lhe diz que usa a bicicleta para se locomover pela cidade, uma parte de ti imagina, ela com aquelas roupas de ginástica, um super capacete e tênis para treinos pesados( ok,acho que exagerei ).
 A questão aqui ,é que existe um movimento, que anda tomando uma certa força de uns tempos pra cá, e como já havia dito, ele se denomina Cycle Chic.
 Segundo o wikipédia ,cycle chic é a cultura de pedalar com roupas “fashion”, com estilo ao se vestir. Com certeza é muito mais do que isso, é resgatar a verdadeira função da bicicleta e trazer uma qualidade de vida melhor para a sociedade.

A partir da década de 80, a nossa bicicleta de cada dia se tornou algo apenas para lazer, pra usar de vez em quando, acabaram deixando de lado sua verdadeira funcionalidade, a de meio de transporte.
O nosso país tem uma mania de copiar o comportamento,a forma de se vestir e até palavras do vocabulário estrangeiro, agora eu me pergunto: porque não investir em uma ideia tão essencial e bacana,poque não acabar com esse rótulo, de que para pedalar deve-se usar roupa de lycra.  E é exatamente aí que o cycle chic ganha força,ele quer trazer a conceito de que a bicicleta pode ser sim o seu meio de transporte e de que pode-se usar roupas comuns para chegar  até o seu local de trabalho, faculdade, festas e afins.

Na Europa, isso é mais do que comum,as pessoas vão a festas, cinema, casa de amigos, trabalho e mercado,fazem tudo com a bicicleta, sendo que aqui, o elegante é chegar numa festa de carro mesmo que para isso a pessoa gaste o seu precioso tempo em um engarrafamento,sem contar com a grana que se gasta com estacionamento,os abusos dos flanelinhas e tudo que se tem direito. 
 O movimento vem crescendo tanto, que aqui mesmo em Curitiba, e fora do país exitem desfiles de moda feitos na rua e com bicicleta. São essas pequenas mudanças que fazem diferença,claro que não somos nenhuma holanda da vida, que se pode até pegar carona com quem tem bicicleta, mas aos poucos vamos abrindo nossos olhos e tendo uma consciência do quando isso faz a diferença. 
Eu sei muito pouco sobre tudo isso, apenas quis mostrar uma ideia muito legal, e que eu realmente gostei e apoio,a bicicleta pode sim ser um meio de transporte urbano,as pessoas só precisam tirar as vendas dos olhos e investir no que vale a pena.
 Aproveitando tudo isso, resolvi separar algumas imagens pra vocês que trazem toda essa atmosfera do cycle chic.    Espero que tenham gostado e vamos pedalar minha gente.


casual daY


                               
Foto tirada de uma moça na Polônia


carona-ciclistas-pedestres5
Carona na bicicleta na Holanda
                              
Desfile Cycle Chic em Curitiba

 Laura+ben              bicycle-chic-2009

  

2 comentários:

  1. Gostei bastante de saber um pouquinho mais,as pessoas deviam ter uma consciência melhor sobre a bicicleta mesmo. seu blog é lindo,parabéns. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Laura (:,realmente,seria legal se as pessoas entendessem melhor o benefício de tudo isso. Obrigada pelo carinho,um xêro.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...